Dia Mundial de Conscientização sobre a Trombose

Clique aqui e veja o conteúdo do vídeo completo!

O Dia Mundial de Conscientização sobre a Trombose, celebrado anualmente no dia 13 de outubro, marcou a inauguração da plataforma de educação continuada “Falando sobre Trombose” com uma programação especial. No evento, o Dr. Jawed Fareed, professor de patologia do Centro Médico da Universidade Loyola, em Chicago (EUA), apresentou a palestra “Estudos Comparativos sobre Anticoagulantes: Enoxaparina de Referência vs. um Novo Biossimilar”. Em seguida, o Dr. Eduardo Ramacciotti, cirurgião vascular da Santa Casa de São Paulo e também da Universidade Loyola de Chicago (EUA), falou sobre “Heparinox: uma Escolha com Alto Padrão de Similaridade”. 

O Dr. Fareed traça um panorama histórico do desenvolvimento das heparinas como agente anticoagulante para uso médico ao longo do século XX, desde a descoberta acidental da heparina em 1917, seguida das heparinas de baixo peso molecular (HBPM) a partir da década de 1960, e apontou as perspectivas futuras desses fármacos. Em seguida, faz uma comparação sumária entre as heparinas e os novos anticoagulantes orais (NOAC). Prosseguindo, menciona técnicas naturais (de fontes bovinas, ovinas e principalmente suínas), sintéticas e quimioenzimáticas que vêm sendo utilizadas na produção das heparinas e drogas relacionadas, e passa a discutir um problema sanitário que pode comprometer a produção regular desses fármacos em nível mundial e a necessidade premente de fontes alternativas. O desenvolvimento de oligossacarídeos sintéticos e biossintéticos com atividade biológica e o uso de heparina não fracionada (HNF) e de baixo peso molecular (HBPM) em pacientes com COVID-19 também são abordados. Por fim, são destacadas as propriedades politerapêuticas das heparinas, especialmente em doenças com mecanismos patológicos múltiplos, como as tromboses.

Na sequência, o Dr. Ramacciotti relembra as várias classes de anticoagulantes em uso na prática clínica ou em desenvolvimento (caso dos inibidores do fator XIa, atualmente em estudos de fase 2) e as principais indicações dos anticoagulantes orais e das heparinas, sejam as formulações não fracionadas ou HBPM. Acrescenta dados muito interessantes ao histórico traçado pelo Dr. Fareed e menciona a preocupação mundial com a carência atual na produção de heparina de fonte porcina. Prosseguindo, cita diversas HBPM disponíveis no mercado, inclusive diversos biossimilares da enoxaparina, e relata achados de estudos prospectivos de eficácia, segurança, imunogenicidade e inclusive de similaridade molecular de alguns biossimilares das HBPM, todos sem diferenças significativas em relação aos produtos de referência. Por fim, descreve as características, indicações, apresentações e dados comparativos de Heparinox, a primeira enoxaparina sódica registrada como biossimilar no Brasil, em relação à enoxaparina de referência. Finalizando, especula quais serão os próximos avanços na área de anticoagulação nas próximas duas décadas.

Segue-se um debate com os palestrantes, em resposta aos questionamentos propostos pela audiência. Não deixe de assistir ao vídeo completo do evento com esses dois renomados cientistas, abordando tópicos de grande relevância para a prática clínica atual!

20/10/2021

0 responses on "Dia Mundial de Conscientização sobre a Trombose"

Leave a Message

O seu endereço de e-mail não será publicado.

top
clannad-editora-cientifica2022 © Clannad Editora Científica. Todos os direitos reservados.