Angina Instável – IAM sem Supra de ST

Clique aqui e veja o conteúdo do vídeo completo!

Neste vídeo, a Dra. Ariane Vieira Scarlatelli Macedo, coordenadora nacional da Cardiologia Oncológica da Rede D’Or São Luiz, discute a angina instável e o infarto agudo do miocárdio (IAM) sem supradesnivelamento do segmento ST, condições que pertencem ao espectro de manifestações da síndrome coronariana aguda (SCA), com apresentações clínicas muito semelhantes.

O foco é mostrar o papel das medicações antitrombóticas nessa situação clínica. Inicialmente, a cardiologista repassa os principais fatores de risco ambientais e comportamentais para a SCA. Prosseguindo, descreve o desenvolvimento do processo aterosclerótico, com a formação de placas de ateroma que vão obstruindo progressivamente a luz dos vasos coronarianos, até uma eventual ruptura, gerando a ativação de diversos fatores de coagulação e agregação plaquetária que levam à formação de um trombo ou um espasmo arterial, os quais contribuem para a obstrução (completa ou não) da luz vascular.

O quadro clínico mais típico nessa condição é a intensa dor precordial, ou angina, que pode irradiar-se para a região da mandíbula e para o membro superior esquerdo, muitas vezes acompanhada de sudorese, palidez e sensação de morte iminente.

Quando a obstrução do vaso coronariano é completa, ocorre o IAM com supradesnivelamento do segmento ST. Já a isquemia aguda com obstrução coronariana incompleta pode manifestar-se como angina instável ou IAM sem supradesnivelamento do segmento ST. No vídeo você vai encontrar a apresentação clínica, os achados laboratoriais e eletrocardiográficos dessas formas de SCA sem supradesnivelamento ST, bem como as principais medidas de manejo. A Dra. Ariane Macedo enfatiza a importância da anticoagulação nesses casos, seja com a heparina não fracionada, com as mais utilizadas heparinas de baixo peso molecular, como a enoxaparina, seja com fondaparinux.

20/10/2021

0 responses on "Angina Instável - IAM sem Supra de ST"

Leave a Message

O seu endereço de e-mail não será publicado.

top
clannad-editora-cientifica2022 © Clannad Editora Científica. Todos os direitos reservados.